Home > Dicas > Os benefícios do CrossFit

Os benefícios do CrossFit

Muito além da estética, o CrossFit proporciona uma série de melhorias de saúde e uma melhoria de qualidade de vida

crossfit-beneficios-p

A busca por uma vida saudável e equilibrada tem se tornado cada vez mais comum hoje em dia. A oferta de atividades físicas disponíveis nas academias é grande, o que é muito válido e reflete um momento em que as pessoas se preocupam com o “seu corpo e mente”. E é neste panorama, de pessoas que se preocupam com o seu condicionamento e não apenas com a sua aparência, que o CrossFit se destaca: uma modalidade esportiva nova, que traz resultados rápidos e grandes benefícios aos seus praticantes. Sobre os resultados rápidos, vimos no post anterior que o CrossFit é um treinamento que mescla desafio e superação. Nesta dinâmica de movimentos constantemente variados e de alta intensidade, vimos que o CrossFit melhora 10 capacidades físicas do seu praticante: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.

Como coach, vejo que muitos alunos iniciam o CrossFit buscando benefícios. A intenção do CrossFit é condicionar a pessoa para qualquer tipo de atividade física, preparando o seu praticante não só para o conhecido, mas também para o eventual e o desconhecido. Mesmo expondo, a cada post, as qualidades do CrossFit, vou pontuar os seus benefícios para que você se motive ainda mais nesta prática esportiva!

A melhora das 10 capacidades físicas do indivíduo acarreta muitas qualidades, como: aumento da força muscular, flexibilidade, velocidade e resistência muscular; melhora no equilíbrio, definição de tônus muscular; melhora na capacidade cardiovascular e respiratória; melhora no desempenho em corridas de longa e curta distância, dentre outros pontos. Com este conjunto de benefícios, há, ainda, a diminuição de medidas e percentual de gordura, redução de stress, participação e trabalho em equipe; aumento da disciplina; qualidade do sono; melhor desempenho em tarefas diárias; aumento da autoconfiança e energia; fortalecimento geral do corpo; aumento da concentração e autoestima; excelência na preparação de atletas; acelera o metabolismo; eficiência do treinamento em pouco tempo, permitindo resultados incríveis.

É fácil observar que os pontos positivos do CrossFit são muitos! Há, evidentemente, vários outros benefícios que irei relatar em outros posts! Mas, para início, estes são as principais qualidades que o CrossFit pode proporcionar a você! Muitos alunos(as) iniciam as aulas procurando melhorar a sua estética. Porém, conforme vão realizando os treinos, eles(as) percebem que a melhora na aparência é apenas uma consequência de tantos benefícios que o CrossFit proporciona!

O fato é: com o CrossFit, você melhorará a sua aptidão para as qualidades físicas, o que também melhorará a sua saúde!

João Paulo Boschini
CrossFit Level 1 Trainer, Educador Físico. Atua na box Espaço CrossFit- Maringá/Paraná.