Home > Dicas > Musculação para corredores

Musculação para corredores

Para melhorar o desempenho nas corridas, os corredores podem optar pela musculação

Musculação para corredores

A corrida é hoje em dia uma das atividades físicas mais procuradas e praticadas pela população ativa. É, também, uma das primeiras atividades a ser desenvolvida ao se iniciar um programa de exercícios sistematizados.

No entanto, sua prática geralmente é realizada sem orientações corretas, o que traz dúvidas em relação à forma segura e eficaz de realização da mesma.

Outra questão que surge aos adeptos da corrida é quanto a realização da musculação como parte do processo de treinamento. Muitos simpatizantes da corrida consideram a prática de musculação desnecessária e que deixa o indivíduo mais “pesado”, o que acaba atrapalhando no desempenho da corrida.

Realmente, a sensação de quem nunca praticou musculação é de que sua mobilidade é menor, porém, esta sensação dura apenas nas primeiras semanas, até que seu corpo se adapte à nova atividade. A insistência nos exercícios resistidos com pesos de forma bem orientada traz diversos benefícios que podem ser sentidos a médio prazo.

O treinamento de musculação para corredores deve ser realizado com o foco na resistência muscular, de preferência realizada com altas cargas (força máxima) e/ou altas velocidades (força rápida). Este tipo de treinamento proporciona adaptações neuromusculares que contribuem para uma melhora na performance do corredor. Assim, gasta-se menos energia para desenvolver a mesma velocidade.

Portanto, a musculação deve ser realizada como treinamento complementar para aqueles que estão com o foco na performance da corrida, que por sua vez, deve ser trabalhada com um treinamento especifico.

O exagero nos treinamentos de ambas modalidades pode levar ao quadro de overtraining (excesso de treinamento), diminuindo seu rendimento. Aconselha-se sempre o acompanhamento de um profissional qualificado, mesmo que for apenas para uma corrida no parque sem fins competitivos.

Um ótimo fim de semana a todos e fiquem ligados nas próximas dicas!

 

Flávio Canova
Graduado como bacharel em Educação Física pela UEM e pós-graduado em Atividade Física para a Saúde e Trenamento pelo Cesumar.
http://www.flaviocanova.com