Home > Dicas > Musculação para adolescentes

Musculação para adolescentes

É uma forma do adolescente não se render ao sedentarismo e, a musculação, ainda auxilia em diversos fatores

Musculação para adolescentes

A procura pelas academias para o ingresso em aulas de musculação está cada vez maior e mais visível pela sociedade. Quem de vocês, leitores, não conhecem alguém que está ou já esteve em uma sala de musculação para melhorar seu condicionamento físico, sua estética, sua saúde? Pois é, todos nós temos amigos, familiares ou mesmo conhecidos que não abrem mão desta prática, seja por gosto ou obrigação.

Deste público que cada vez mais lota as salas de musculação nas academias, grande parte se faz por adolescentes. Esta busca quase sempre é ocasionada pela tentativa de melhorar a questão estética, corrigindo postura e melhorando a tonificação muscular. Poucos procuram apenas pela prática de alguma atividade ocupacional ou mesmo por parâmetros de saúde.

A pergunta mais frequente feita pelos pais é: a musculação não vai prejudicar o crescimento do meu filho? Nesta busca incessante por um corpo perfeito, os pais ficam com medo do que os filhos possam fazer para alcançar suas metas. E respondendo ao questionamento a resposta é não, a prática de exercícios resistidos, no caso citado, a musculação, não prejudica em nada o desenvolvimento do adolescente, pelo contrário, auxilia muito no processo de maturação do mesmo.

A musculação é recomendada a partir dos 12 anos de idade, levando sempre em consideração o biofísico, a idade e o sexo. Além destes cuidados, o adolescente deve passar por uma avaliação médica e uma avaliação física para poder traçar seus objetivos e suas restrições.

Depois de avaliado, um profissional qualificado se encarregará de montar um programa de exercícios específicos para as metas traçadas. Normalmente as indicações são de um programa que dure no máximo 40 minutos de atividades realizado até 3 vezes na semana. Lembrando que isso pode variar de acordo com cada aluno. Cabe ao profissional estipular o que será melhor para seu aluno.

Dentre os principais benefícios que a musculação traz para o adolescente, destaco o aumento da força, da autoestima, melhora da postura, das relações sociais, da concentração, da flexibilidade e do condicionamento físico geral. Ainda aumenta a densidade óssea, estimula a circulação sanguínea, o desenvolvimento motor, além do que, não deixa o adolescente se render ao sedentarismo.

O difícil mesmo é conter os ânimos dos adolescentes e controlar os excessos, ou seja, evitar o aumento demasiado das cargas, não permitir a execução errada dos exercícios, incentivar o respeito ao programa de treino desenvolvido pelo professor, etc. No mais, bom trabalho e ótimos treinos a todos.

Um ótimo fim de semana a todos e fiquem ligados nas próximas dicas!

 

Flávio Canova
Graduado como bacharel em Educação Física pela UEM e pós-graduado em Atividade Física para a Saúde e Trenamento pelo Cesumar.
http://www.flaviocanova.com