Home > Dicas > Ginástica Laboral

Ginástica Laboral

O que é e o que a torna tão importante nos dias de hoje

Ginástica Laboral

Vamos falar, hoje, sobre a ginástica laboral. É realmente importante este intervalo imposto durante a carga horaria de trabalho para realização de exercícios?

Vejamos os benefícios:

Hoje em dia, grande parte das dores musculares estão relacionadas às longas jornadas de trabalho, as quais favorecem a posturas incorretas, movimentos repetitivos e estresse. A mobilia, muita vezes inadequada, também é um fator que pode interferir para a aparição das dores.

Na tentaiva de diminuir estes quadros, algumas empresas tem adotado a ginástica laboral. Técnica realizada pelo fisioterapeuta ou educador físico, que envolve alongamentos e atividades físicas específicas para o grupo atendido, de maneira a trabalhar os músculos mais recrutados durante o trabalho. É uma atividade de curto período, em média 15 minutos na parte da manhã e 15 minutos na parte da tarde, podendo ser utilizados alguns acessórios como bolas, bastões, elásticos e colchonetes.

A ginástica laboral proporciona o reequilíbrio e relaxamento dos músculos, melhora a flexibilidade, incentiva a consciência corporal, reduz o estresse e com isso há um melhor rendimento na produtividade do trabalho. É, acima de tudo, uma técnica que visa a qualidade de vida e previne lesões, e que, além dos benefícios citados, traz momentos de descontração e interação entre os participantes.