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Devo praticar corrida no período da TPM?

A TPM é um período em que a mulher sofre muitas alterações físicas. Como deve ser a corrida nesses dias?

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Como vão corredores, tudo bem? Hoje, nosso texto é voltado para as mulheres, afinal, o dia delas acabou de passar. Porém, para não deixar os homens completamente fora da “jogada”, explanaremos sobre um tema que também interessa muito aos mesmos: a “temida” TPM.

A TPM (tensão pré-menstrual) engloba um conjunto de alterações sofridas pela mulher em um determinado período do ciclo menstrual (geralmente de 7-10 dias antes da menstruação), em resposta às oscilações nas concentrações dos hormônios sexuais femininos (estrogênio e progesterona), que resultam em: cólica abdominal, retenção hídrica, inchaço em abdome, pés, mãos e seios, sensibilidade nas mamas, dores de cabeça, alterações nos hábitos intestinais, constipação, acne, compulsão por doces e salgados (geralmente mais doces!!!), ansiedade, mau humor, insônia ou muito sono (depende da mulher), raiva sem motivo aparente, sentimentos violentos, reduzida concentração, aumento da freqüência cardíaca, aumento da pressão arterial, aumento da temperatura corporal, e muitas outras, mas acho que já foi suficiente.

O importante, é notarmos que nesse período, as mulheres não apresentam-se nem fisicamente, nem mentalmente propensas a realização de qualquer atividade, incluindo aqui nossa boa e velha corrida. Logo, o que seria interessante sabermos da relação entre corrida e TPM? Bom, a primeira coisa é: não queira achar que seu corpo responderá da mesma forma neste período. Ou seja, é natural você apresentar uma queda de rendimento. Porém, isto não significa que você deverá evitar a prática da corrida, mas sim, apenas reduzir a intensidade (velocidade) e talvez o volume (distancia ou tempo) que você corre.

Mas qual o motivo para manter a corrida neste período tão dramático? A explicação se baseia, em especial, na liberação de endorfinas, que são compostos liberados pelo corpo e atuam diminuindo as dores, aumentando a sensação de bem estar e diminuindo os sintomas depressivos (bom saber que estes compostos são liberados quando comemos um chocolate, logo você evita de ganhar uns “quilinhos”), algo extremamente interessante para vocês mulheres e nós, homens. Em adição, a corrida faz sua circulação trabalhar mais eficientemente, reduzindo o acúmulo de líquidos e minimizando a sensação de inchaço e de ganho de peso corporal e a transpiração auxilia na limpeza da pele. Além disso, correndo, mesmo em intensidades menores do que a normal, você gasta mais energia do que se estivesse o período todo de repouso, e, caso a vontade do doce seja incontrolável, você consegue ajustar a balança pro lado do gasto também.

Por isso, mulheres, em período de TPM, calce seu tênis e vamos correr!! E homens, no período da TPM, compre um chocolate para ela e calce seu tênis e vamos correr junto!! Um abraço a todos e até a próxima.

Felipe Natali Almeida
Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Ciências Biológicas por esta mesma instituição e Doutor em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo. Trabalha com consultoria esportiva. Corredor por hobby.