Home > Dicas > Cotovelo de Tenista

Cotovelo de Tenista

Dores no cotovelo podem ser ocasionadas por exercícios repetitivos e não está somente ligada aos tenistas

Cotovelo de Tenista - Disposição

Ao contrário do que o nome sugere, esta patologia também conhecida por epicondilite lateral, não afeta somente os jogadores de tenis.

Vocês que utilizam em excesso os braços e as mãos para o trabalho ou no esporte, fiquem atentos. Estas são as principais causas de dores no cotovelo, e quando estas persistem, vale a pena procurar um médico para um diagnóstico diferencial e encaminhamento para o melhor tratamento.

O cotovelo de tenista tem como característica principal a dor, que se localiza no epicôndilo lateral, conforme ilustra a figura abaixo e esta é causada por uma inflamação dos tendões dos músculos extensores do braço.

Cotovelo de Tenista - Disposição

Como tratamento, deve-se buscar o alívio dessas dores. O médico, conforme a individualidade de cada um, irá indicar o melhor método para isto. Medicação, fisioterapia, uso de imobilizadores, redução da prática do esporte ou atividade geradora da doença e até mesmo cirurgia são opções para melhorar  o quadro clínico do paciente.

E como evitar o cotovelo de tenista? Medidas simples podem auxiliar na prevenção, como por exemplo, orientações sobre a técnica correta na prática do tenis, evitar a sobrecarga de treinos, alongamentos, fortalecimento muscular.

Outro fator importante para a prevenção são os intervalos para descanso dos braços e mãos durante o expediente, e para isto, muitas empresas contam com a ginástica laboral, técnica normalmente orientada pelo fisioterapeuta e que discutiremos na próxima semana. Acompanhem e até lá.