Home > Dicas > Cicloturismo é viajar e aproveitar o caminho

Cicloturismo é viajar e aproveitar o caminho

Conhecer pessoas, viajar e aproveitar bem a viagem. Esta é a grande atração do cicloturismo

Cicloturismo é viajar e aproveitar o caminho

Um espírito curioso, uma bicicleta e, às vezes, uma câmera na mão. A bicicleta em sido utilizada para conhecer locais diferentes ou para proporcionar uma visão diferente dos locais onde costumeiramente as pessoas passavam, sem prestar muita atenção. O cicloturismo nada mais é do que visitar e conhecer lugares, sem a preocupação com o relógio. É saber curtir cada momento em seu deslocamento, permitindo conhecer novas culturas e principalmente lançar um olhar mais atento às pequenas coisas que geralmente passam despercebidas quando se viaja em veículos motorizados.

A bicicleta carregada de mochilas em seu bagageiro costuma causar certa empatia entre o viajante e os moradores locais. Não é raro ser surpreendido em uma cicloviagem por alguém disposto a ajudar, talvez pelo encantamento que este espírito aventureiro cause nas pessoas que, certamente, um dia sonharam em fazer algo parecido.

Muito embora seja considerado por muitos uma loucura, uma viagem de bicicleta exige muito mais do que apenas insanidade; é necessário o autoconhecimento, algum preparo físico, noções de mecânica de bicicleta e uma bicicleta na qual o viajante se sinta seguro e confortável. Além destes fatores, o planejamento é fundamental: obter informação sobre o roteiro que deseja percorrer, vendo as possibilidades de conseguir comida, água, abrigo, entre outras coisas.

Tenha em mente que o cicloturismo pode ser feito de diversas formas, nunca encare certas orientações como dogma.

Vamos utilizar este espaço para divulgar algumas dicas para ajudar na organização de sua viagem em bicicleta, indicar locais que sirvam de consulta para iniciar nesta forma diferente de se conhecer lugares e, principalmente, pessoas.

“Espero que na próxima vez que eu o encontrar você seja um homem novo, com uma grande quantidade de novas experiências na bagagem. Não hesite nem se permita dar desculpas. Simplesmente saia e faça. Você ficará muito, muito contente por ter feito.” Trecho da carta de Chris McCandless para Ron Franz – Na Natureza Selvagem

 

Por Marcelo Castro, do site Pedala Maringá

 

Disposição
Disposição é um site voltado à cobertura fotográfica de eventos esportivos de atletas não profissionais. Dicas, fotos, vídeos e textos sobre os eventos.
http://www.disposicao.com.br